Nosso Bethel

A história deste Bethel teve inicio no dia 28 de outubro de 1998 com sua fundação. Um dos principais responsáveis por trazer a Ordem para o Estado de São Paulo, mais precisamente para a cidade de São José do Rio Preto, foi o tio Oscar Gonçales Sancho, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Cavalheiros da Amizade”. Após muitas reuniões, no dia 19 de dezembro deste mesmo ano, o Bethel #1 “São José do Rio Preto” foi instalado, pelo Bethel #1 “Rio de Janeiro”, com 27 (vinte e sete) meninas e 9 (nove) tios e tias que compunham o Conselho Guardião.
Logo após a instalação do Bethel em nossa cidade, fomos abrigadas pela Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Cavalheiros da Amizade” que gentilmente abriu suas portas e cedeu seu templo para que nossos trabalhos fossem realizados. A partir do ano de 2000, nossos trabalhos passaram a ser desenvolvidos na Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Cosmos”, que também nos recebeu de braços abertos e nos mantém sem nenhum ônus até hoje.
Com a Ordem Internacional das Filhas de Jó instalada, a notícia rapidamente se espalhou pelo Estado e o Bethel passou a fazer divulgação em outras cidades. Com a popularidade alcançada e com a divulgação de trabalhos, o Bethel #1 “São José do Rio Preto” instalou 5 Bethéis, nas seguintes cidades: General Salgado, Olímpia, Ibitinga e 2 (dois) na cidade de Santos; e ainda participou da instalação do Bethel de Assis, a qual a cerimônia de iniciação e instalação foi realizada inteiramente pelo nosso Bethel sob o comando da então Honorável Rainha do Bethel #1 “Rio de Janeiro” Raquel Lins.
Com nosso trabalho de divulgação da ordem iniciamos cerca de 200 Filhas de Jó no Estado de São Paulo. Hoje, já não temos o número exato de quantas somos, mas ficamos extremamente felizes por saber que novos Bethéis foram instalados nas cidades de Campos do Jordão, Campinas, Mogi das Cruzes, Tupã, Jaú, 2 (dois) na cidade de São Paulo, Piracicaba, Itápolis, São José do Rio Pardo, Pindamonhangaba e um recém instalado na cidade de Pirassununga.
Foram anos de muito trabalho, muita dedicação, e principalmente muitas campanhas dentre as quais podemos destacar campanhas de leite, de cestas básicas, de agasalhos, jornais, de garrafas descartáveis, de brinquedos, ovos de Páscoa, produtos de higiene pessoal, de limpeza, entre outras. Visitamos asilos, creches, orfanatos. Realizamos a festinha do dia das crianças na FRATER, trabalhamos junto a OAB na festa do Dia das Crianças e ajudamos na medida do possível em campanhas desenvolvidas por outras ordens paramaçônicas. Anos atrás trabalhamos nas Festas da Pizza, na Festa dos Estados e nas Festas Juninas. Sempre que nossa presença era solicitada procurávamos estar presentes.
Em 2004, nosso Bethel acabou enfrentando várias dificuldades e acabou entrando em recesso durante um ano. Porém, algumas pessoas acreditaram nesse sonho. Alguém lutou; alguém foi atrás, alguém enfrentou dificuldades e resgatou a fórmula da púrpura, para que nosso Bethel voltasse a brilhar a partir do dia 22 de Outubro de 2005.
Hoje, somos nós que acreditamos. Somos nós que lutamos. Que vivemos momentos. Que conhecemos pessoas. Somos nós que sonhamos por um Bethel melhor e damos continuidade à fórmula da púrpura.