Iyob Filiae

Ordem fundada em 1920 pela Sra. Ethel T. W. Mick.
A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma organização para meninas de herança maçônica, com idade entre 10 e 20 anos, cujo objetivo é reunir moças para o aperfeiçoamento moral e espiritual, inspirar o desejo pelo conhecimento, ensinar o amor a Deus, País, Bandeira e ao Lar, respeitar os Pais, os mais velhos e reverenciar as Escrituras Sagradas. Ela é democrática e fiel em seus propósitos, preparando moças para atividades domésticas, cívicas, patrióticas, de negócios, religiosas, fraternais e sociais.
A Ordem Internacional das Filhas de Jó é a única organização para moças que requer de seus membros um parentesco com um mestre maçom. Partindo-se do princípio de que a ordem Internacional das Filhas de Jó, não é parte da fraternidade maçônica, este pré-requisito nos une estreitamente com a maçonaria. Nossa ordem é construída sobre o Livro de Jó, o qual nos ensina que ao longo de nossas vidas, encontraremos provações e atribulações as quais deverão ser superadas. Nossas reuniões são realizadas num “Bethel”, uma palavra que significa “lugar sagrado”.
O emblema de nossa ordem é o Triângulo, um símbolo de fartura e perfeição. A Pomba branca simboliza pureza e nos lembra paz, reconhecimento e aprovação divina. Também representa a primeira filha de Jó, Jemina. A Urna de incenso representa um coração puro, repleto de fé, amor e devoção a Deus. A fragrância do incenso sendo levada para o céu simboliza a prece de gratidão por nossas bênçãos. Ela também representa a segunda Filha de Jó, chamada Kézia. A Cornucópia da Fartura é símbolo do triunfo da fé e nos recorda a terceira Filha de Jó, chamada Keren Happouck. O lírio do Vale é à flor de nossa Ordem e é um símbolo de humildade, pureza e de uma vida límpida.
A Bandeira das Filhas de Jó compõe-se de nossas cores: a cor púrpura representa os mais altos ideais da vida. E, o branco representa pureza. O triângulo é a insígnia de nossa Ordem, com as três filhas de Jó segurando o emblema de cada uma das três épocas. A Bandeira do Bethel representa todos os princípios básicos da Ordem das Filhas de Jó.
Os símbolos são muito antigos e são conhecidos e compreendidos mesmo antes da construção das pirâmides. A Ordem Internacional das Filhas de Jó usa os símbolos encontrados nas páginas da Bíblia Sagrada para transmitir aos seus membros as virtudes pelas quais deverão se esforçar. Os membros de nossa Ordem são facilmente reconhecidos por suas vestes brancas, algumas com toques de roxo real, porém a maioria das pessoas não conhece seu significado. A veste possui um profundo significado para todas as Filhas de Jó, por todas as maravilhosas lições ocultas em suas dobras.
A veste é usada não somente por ser um traje feminino no tempo de Jó, mas também por ser símbolo das qualidades dos altos ideais que uma Filha de Jó deve almejar. Ela é branca, e o branco em todas as eras tem sido considerado um emblema de pureza, uma qualidade a ser admirada e desejada em uma mulher.
A gola é um círculo contínuo. Não existe início nem fim, e nenhum lugar onde ela possa ser partida. Ela é indicativa da vida eterna. Os drapeados representam as muitas amigas que fazemos em nossa Ordem. Assim como os drapeados de nossas vestes, as amigas em nossa Ordem se unem em nosso redor e nos ajudam a modelar nossas vidas.
O cordão é uma coleção de partes minuciosas, nos ensinado que na união de propósito está a força. O cordão pende na gola e esta seguro por três torções, ele nos mostra que a vida eterna é construída sobre as virtudes da Fé, Esperança, Honra e Amor. As torções são também símbolos da atitude de prece, o que nos recorda que nosso Pai Celestial observa todas nós. O cordão envolve o corpo, ele é como as mãos dos amigos e os braços dos maçons que nos envolvem, nos dando sua herança e força. O cordão é amarrado na cintura em um nó quadrado, nos ensinando a enfrentar a vida com retidão para o futuro sucesso. Quando no lugar correto, o cordão forma um triângulo sobre a veste, o emblema de nossa Ordem.
Antigamente os Monges mais velhos amarravam sinos nas extremidades das cordas dos seus hábitos. Os sinos soavam suavemente, conforme eles andavam nos vilarejos anunciando a sua chegada e convocando as pessoas para orarem. Os pingentes no fim de nossos cordões têm a forma de sinos. Quando usamos nossas vestes, chamamos atenção para o fato de que somos Filhas de Jó e nossas atitudes devem sempre refletir as ações das mais justas da Terra.
A manga da veste forma um quadrado, nos relembrando que devemos sempre virar em esquinas quadradas e caminhar com passos retos. Ela simboliza que através de nossas vidas deveremos ser sempre honestas e retas. Nossa veste está a três polegadas do chão, referindo-se a um dos mais perfeitos números, como refletido nas três épocas de nossa Cerimônia; as três Filhas de Jó, a Santa Trindade, os três amigos de Jó vindos do Oriente; e o terceiro grau pelo qual aquele homem especial que nos deu sua herança, tornou-se um Mestre Maçom. Quando usamos nossas vestes, somos lembradas que somos todas filhas de um só Deus, todas são iguais no aspecto de status social e econômico.
Roxo é a cor básica de nossa Ordem, representando os mais altos ideais de vida. É a cor da alta dignidade e emblema de alto cargo. Branco é a segunda cor de nossa Ordem. Ela tem sido usada por séculos como símbolo de pureza e inocência. Nossa Honorável Rainha e Princesas usam capas púrpuras simbolizando dignidade. O desenho da chave grega na borda das capas é branco e significa nossa fé em nossa forma de viver. O desenho é contínuo e, portanto, representa a vida eterna e nos recorda da boa conduta contínua. A coroa é um símbolo de sucesso.
A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma mistura de diversão, fraternidade, igualdade, união, respeito, amadurecimento e conscientização. Nossa veste representa uma busca incessante no avanço de nossos altos ideais e nosso propósito é viver de forma a sermos reconhecidas como as verdadeiras Filhas de Jó, as mais justas de toda a terra. Cada membro têm um orgulho especial por nossa Ordem, pois nós somos a prova viva de que para ser uma família não é preciso ter conta sanguínea, basta ter um pouco mais de sintonia.